Logotipo ACL ASSESSORIA CONTÁBIL
SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE
SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE
Selo PQEC de Qualidade Selo PQEC de Qualidade Selo Serviço Certificado ABNT NBR ISO 9001 Qualidade garantida desde 1991 Doutores da Alegria

Paulo Guedes defende simplificação tributária em Seminário de Diagnóstico do Contencioso Tributário Administrativo promovido pela Receita Federal em parceria com o BID

Publicado em 27/04/2022 19h14 Atualizado em 27/04/2022 19h21

Ministro destacou que é preciso tratar do problema do contencioso absurdamente elevado que chega a quase R$ 5 trilhões nas três esferas do governo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (27/4) que o Brasil precisa realizar a reforma tributária que simplifique e reduza alíquotas para aproveitar uma oportunidade histórica, diante da reconfiguração das cadeias produtivas globais provocada pelas duas grandes crises que atingiram o mundo nos últimos anos - a pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia. "É uma oportunidade histórica para o País, durante a reconfiguração das cadeias produtivas globais, se nós tratarmos de implementar corretamente, efetivamente, uma reforma tributária que simplifique e reduza as alíquotas", disse, na abertura do Seminário de Diagnóstico do Contencioso Tributário Administrativo, promovido pela Receita Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Guedes ponderou ainda que é preciso tratar do problema do "contencioso absurdamente elevado", que chega a quase R$ 5 trilhões nas três esferas do governo. De acordo com o ministro, essa situação reflete uma disfuncionalidade do sistema, que pode ser revertida com a reforma tributária.

Para o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, o Brasil precisa de um sistema tributário mais racional e menos complexo. "Arrisco dizer que essa seja a principal causa de um contencioso tanto administrativo como judicial no porte que temos hoje" - afirmou.

Julio Cesar destacou que "o direito tributário é muito técnico e para aplicá-lo precisamos de um corpo técnico de elevada capacidade para conhecer os fatos econômicos e valorar as provas. A complexidade do sistema tributário nacional impõe que a atividade de constituição do crédito tributário seja igualmente complexa. É um ato que exige a interpretação de um conjunto de normas que se interligam e muitas vezes estão em conflito. Então a constituição do crédito é onde tudo começa. Nesse caso a Receita Federal está bastante preparada com profissionais de elevada capacidade para atuar com o máximo de segurança" - disse.

O secretário especial mencionou ainda a importância das iniciativas que previnem a litigiosidade e como exemplo citou as soluções de consulta. Nesses casos, o contribuinte busca saber como deve cumprir suas obrigações. "Isso modifica a relação fisco-contribuinte" - ressaltou.

Soluções

O Seminário de Diagnóstico sobre Contencioso Tributário Administrativo é divido em painéis para tratar de temas como Diversidade e complexidades do processo tributário, com suas repercussões para a segurança jurídica e o ambiente de negócios; Impactos econômicos e incentivos a litígios fiscais; Medidas preventivas de litígios fiscais; e Meios alternativos de resolução de disputas fiscais.

Além do ministro Paulo Guedes, participam o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministro do STF, Luiz Fux; o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Gomes Vieira; o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle; a gerente do Setor de Instituições para o Desenvolvimento do BID em Washington DC, nos Estados Unidos, Susana Guerra; e a subprocuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, entre outras autoridades.

Clique aqui para mais informações sobre o seminário.



Fonte: Receita Federal

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/paulo-guedes-defende-simplificacao-tributaria-em-seminario-de-diagnostico-do-contencioso-tributario-administrativo-promovido-pela-receita-federal-em-parceria-com-o-bid