Logotipo ACL ASSESSORIA CONTÁBIL
SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE
SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA A SUA NECESSIDADE
Selo PQEC de Qualidade Selo PQEC de Qualidade Selo Serviço Certificado ABNT NBR ISO 9001 Qualidade garantida desde 1991 Doutores da Alegria

Turma da Mônica vai ensinar educação financeira para crianças de escolas públicas

publicado: 03/10/2019 18h56, última modificação: 03/10/2019 19h24

Projeto do Tesouro Nacional prevê capacitação de professores para tratar de finanças pessoais e públicas

or meio do projeto Em Busca do Tesouro, lançado nesta quinta-feira (03) pelo Tesouro Nacional, a Turma da Mônica vai ensinar noções de educação financeira a crianças de 9 a 11 anos estudantes da rede pública. A intenção é formar desde cedo cidadãos e consumidores conscientes.

Em revistinhas da Turma da Mônica, as crianças vão aprender a cuidar do próprio dinheiro e do dinheiro público, além de terem contato com conceitos como equilíbrio, resultado e transparência. Os temas também serão abordados em sala de aula. Os professores passarão por capacitação com material de apoio em vídeos e cartilha, que orientam sobre a forma mais simples de transmitir o conhecimento às crianças.

O título da história de uma das revistinhas é Questão de Equilíbrio. Nela, a Turma da Mônica discute as prioridades do clubinho, como comprar uma bola de futebol e um jogo de uniformes, e tem uma aula sobre manter o equilíbrio entre o que se recebe e o que se gasta. A turma aprende também que o país é como o clubinho, onde as pessoas contribuem, no caso com os impostos, e o dinheiro é usado para oferecer serviços para a população.

A iniciativa vai começar como um projeto-piloto nas escolas públicas do Distrito Federal e pode ser expandido. O líder do Programa Tesouro Educacional, do Tesouro Nacional, Antônio Barros, conta que futuramente o projeto-piloto vai passar por uma avaliação e pode ser levado para até 2 milhões de crianças em todo o país.

Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, no lançamento do projeto Em Busca do Tesouro Foto: TV BrasilAntônio Barros explicou que o projeto busca ensinar às crianças a relação entre as finanças privadas e públicas e formar brasileiros com autonomia financeira e que dependam menos do Estado. "Estamos ensinando as crianças - e que depois isso atinja também o entorno dela, a família, o pai, mãe, o responsável - que elas precisam desde cedo entender como devem cuidar do seu dinheiro. Quanto mais ela cuida do seu dinheiro, mais ela fica autônoma e pode ser senhora da sua própria vida", disse ele.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, participou do lançamento do Em Busca do Tesouro e destacou a importância de ensinar educação financeira e falar de gastos públicos às crianças.

"O projeto tem a missão tão importante de ajudar cada brasileirinho e brasileirinha a entender melhor suas contas e a cuidar do seu dinheiro e, ao mesmo tempo, fazer com que as futuras gerações se preocupem mais em como o dinheiro público vem sendo gasto e se isso é feito com equilíbrio", disse Maurício de Souza.

Erick Guedes da Silva, da Escola Classe 18 de Taguatinga, no Distrito Federal Foto: TV BrasilErick Guedes da Silva, de 9 anos, foi com a turma da Escola Classe 18 de Taguatinga, no Distrito Federal, participar do lançamento do projeto e conhecer os integrantes da turma da Mônica. Ele contou que é fã dos gibis de Maurício de Souza e tem mais de 50 edições da publicação. Agora está ansioso para conhecer o material que vai ajudá-lo com dicas para economizar e comprar um celular novo. "Vou aprender a economizar mais. Estou tentando juntar dinheiro para comprar um celular melhor", disse Erick.

Parcerias

O projeto lançado pelo Tesouro Nacional tem o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No DF as atividades terão a parceria do Tesouro Nacional, da Enap e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Frebrafite).

Fonte:Governo do Brasil

https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2019/10/turma-da-monica-vai-ensinar-educacao-financeira-para-criancas-de-escolas-publicas