Receita Federal abre prazo de autorregularização para empresas que utilizaram indevidamente as subvenções para investimento
Publicado em 03/04/2024 17h46 Atualizado em 04/04/2024 07h37
Requerimento de adesão poderá ser apresentado a partir de 10 de abril pelo portal e-CAC.
A Receita Federal informa que será aberto prazo de autorregularização para empresas que utilizaram indevidamente as subvenções para investimento. A medida está prevista na Instrução Normativa RFB nº 2.184/2024, publicada no Diário Oficial da União de hoje (3/4).
De acordo com o normativo, poderão ser liquidados, com descontos de até 80% (oitenta por cento) da dívida, os débitos de IRPJ e CSLL, vencidos até 29 de dezembro de 2023, que não tenham sido objeto de lançamento, e os tributos administrados... Saiba Mais
Projeto da Caixa facilita a vida dos microeempreendedores individuais
por Portal Brasil
Publicado: 13/12/2016 11h17
Última modificação: 14/12/2016 10h46
Os MEIs terão um pacote com máquina de cartão, antecipação de vendas e cheque especial, entre outros serviços
Um novo projeto da Caixa, batizado de Empreender Digital, promete facilitar a vida de mais de um milhão de clientes pessoa jurídica com faturamento de até R$ 60 mil anuais, que representam 44% da carteira de empresas do banco.
A ideia é oferecer ao microempreendedor individual (MEI) um pacote de serviços mais adequado, que inclui itens como maquininha de cartão, antecipação de vendas, cheque especial de curto prazo, capital de giro e microcrédito.
Esse pacote será oferecido por quase mil orientadores de crédito da Caixa Crescer, empresa de microcrédito e microfinanças da Caixa presente nas periferias de 49 cidades do País, que emprestou mais de R$ 1,4 bilhão a pessoas físicas em dois anos e meio.
“Com este novo canal, pretendemos atender melhor este público tão pulverizado”, explica Eugênia Regina de Melo, superintendente nacional de Estratégia para Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa.
“Temos clientes que usam o cartão de crédito pessoal, por exemplo, porque têm dificuldade de ir à agência e pouca intimidade com os produtos financeiros.”
De porta em porta
No modelo da Caixa Crescer, vice-líder no ranking nacional de microcrédito, o vendedor não é um estranho, mas alguém inserido na comunidade em que atua.
“O cliente com faturamento até R$ 60 mil anuais costuma se sentir um pouco receoso em contratar serviços bancários. Identificamos que o segmento quer a Caixa ao seu lado dando suporte”, diz Eugênia.
Os orientadores visitam os empreendedores no seu local de trabalho, tiram dúvidas, digitalizam a documentação e preparam a proposta a ser enviada para uma centralizadora.
Além disso, os clientes terão acesso aos cursos de educação financeira a distância produzidos pela Caixa Crescer e serão capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) .
A primeira experiência desse tipo começou este mês em Brasília. Ela envolve 60 orientadores e vai até o fim do ano. A meta é expandir nacionalmente o Empreender Digital em 2017, começando por Porto Alegre.